Alina Santos é psicóloga desde 2002, com pré-especialização em Comportamento Desviante, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e pós-graduação em Medicina Legal e em Educação e Desenvolvimento Humano. Trabalha na Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) desde a sua constituição, em 2004, onde começou por desempenhar funções de coordenação de projetos comunitários, tendo passado pelas áreas do consumo de drogas, trabalho sexual, prisão, contextos recreativos e educação de pares. Desde 2012, assume a função de Coordenadora do Departamento de Cooperação e Desenvolvimento, passando a ser a representante da APDES em Angola, responsável nomeadamente pelos projetos de Investigação-Ação (Requalificar uma Escola em Capalanga – Viana, Angola; Projeto Sikola – Luanda, Cabinda e Lunda Norte; Projeto Lossambo Ondjo Yetu – Huambo; Programa de Sensibilização de Agentes Comunitários para o VIH/SIDA), pelo desenho e implementação de projetos neste contexto Angolano, bem como pela investigação e avaliação da intervenção (construção, administração e análise de instrumentos de recolha de dados e produção de documentos), promovendo a articulação interinstitucional e negociação com parceiros nos diferentes PALOP (planeamento e condução de reuniões e outras estratégias de negociação).
Alina Santos has been a psychologist since 2002, with a pre-specialization in Deviant Behavior at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto, and a postgraduate degree in Legal Medicine and in Education and Human Development. He has worked at the Piaget Agency for Development (APDES) since its establishment in 2004, where she began to coordinate community projects, having worked in the areas of drug use, sex work, prison, recreational contexts and peer education. Since 2012, she has assumed the role of Coordinator of the Department of Cooperation and Development, becoming the representative of APDES in Angola, responsible in particular for Action Research projects (Requalify a School in Capalanga – Viana, Angola; Sikola Project – Luanda, Cabinda and Lunda Norte; Lossambo Ondjo Yetu Project – Huambo; HIV/AIDS Awareness Program for Community Agents), for the design and implementation of projects in this Angolan context, as well as for the investigation and evaluation of the intervention (construction, administration and analysis of instruments of data collection and production of documents), promoting inter-institutional articulation and negotiation with partners in the different PALOP (planning and conducting meetings and other negotiation strategies).
Exclusion combating; Risk reduction; Human rights; Planning, implementation and evaluation of projects.
MARQUES, J. Mora, S. & SANTOS, A. (2012). O Trabalho Primeiro – Manual para a empregabilidade de Utilizadores de Drogas e Recomendações para a Integração de Educadores de Pares. Porto – Edições APDES