Imagem de fundo de topo
José Alberto Basto Pereira Forjaz
Tel: 00 258 823 013 600
E-mail: joseforjaz@tvcabo.co.mz
Morada institucional: Faculdade de Arquitetura e Planemaneto Físico, Universidade Eduardo Mondlane, Avenida Mártires da Machava, Maputo, Moçambique
Curriculum Vitae

Nota biográfica

José Forjaz é arquiteto, mestre em Arquitetura (Columbia University, Nova Iorque) e diretor do atelier José Forjaz - Arquitectos Lda. É membro de várias Ordens de Arquitetos, sendo membro honorário da Ordem de Arquitetos de Portugal, desde 2006. É membro Honorário Extraordinário do CIALP-Conselho Internacional dos arquitectos de língua portuguesa. Realizou uma vasta obra de arquitetura e também de urbanismo. Trabalhou como arquiteto na Swazilândia, entre 1968 e 1975. Nos primeiros anos da independência de Moçambique, entre 1977 e 1986, foi Diretor da Direção Nacional de Habitação e depois Secretário de Estado de Planeamento Físico. Entre 1990 e 2009, foi professor e Diretor da Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, de que foi fundador. Em 2013, foi reconhecido como Professor Emérito da UEM. Foi professor visitante da Universidade de Roma “La Sapienza”; da Universidade de Pensilvania, Filadélfia; da Universidade da Califórnia San Diego. Foi igualmente professor convidado em vários países (Austrália, África do Sul, Botswana, Brasil, Canadá, EUA, Finlândia, Índia, Itália, Noruega, Portugal, Suécia, Zimbabwe). Recebeu vários prémios, dentre eles a “Medalha de Mérito Artes e Letras” de Moçambique e o primeiro prémio atribuído pela Fundação Ruth e Ralph Erskine, em Estocolmo, Suécia. Realizou conferências e exposições do seu trabalho em vários países (Moçambique, Portugal, USA, Itália, Noruega, Finlandia, África do Sul, India, Brasil, Japão, Botsuana, Austrália). Tem vários artigos e livros publicados, como “Do adobe ao aço inox”, Instituto Camões, Lisboa e teve seus artigos publicados em muitas revistas e livros de vários países.


Áreas de especialização

Arquitetura; planeamento físico; melhoramento de bairros periféricos.


Últimas publicações

FORJAZ, José (2018). José Forjaz. Pensar Arquitetura. Lisboa: Caleidoscópio.

FORJAZ, José; José Forjaz. Arquitetos (2017). Projectos no papel. Maputo: Instituto Camões.

FORJAZ, José (2011 jun). “Architecture: The essence of the Project”, Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e urbanismo da FAUUSP. São Paulo: FAUUSP.

FORJAZ, José (2010). Jose Forjaz Arquitecto. Ideias e Projectos. Almada: Casa da Cerca, Câmara Municipal de Almada.

FORJAZ, José (2005). Arquitetura, Ambiente e Sobrevivência. UEM, Edições FAPF.