Milousa António é Arquitecta-Urbanista, doutoranda em urbanismo pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura. É licenciada em Arquitectura e Planeamento Físico pela FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico) da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, e Mestre eu Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território pela faculdade de ciência e tecnologia da Universidade nova de Lisboa.
É colaboradora do projecto AFRICA HABITAT desde novembro de 2019, no qual participou, entre outras atividades, na pesquisa sobre a perceção de secretário de 44 bairro da periferia do município de Maputo, sobre as intervenções neste território.
Sua experiência profissional é marcada pela colaboração junto do CEDH (Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Habitat) em projetos de extensão, pesquisa e consultoria, com destaque para o projecto de pesquisa Sustainable Energy Access in Mozambique: Socio-Political Factors in Conflict-Laden Urban Areas, financiado pela The British Academy, e o projecto de reassentamento de sete (7) povoados de muamba, no âmbito do Plano de Ação de Reassentamento das Famílias Impactadas pela Barragem Moamba Major. Também colaborou em processos de Requalificação Urbana de alguns Bairro em Maputo (ao exemplo dos projetos de Requalificação dos bairros de Chamanculo C, Chamanculo D e George Dimitrov). Participou na fase piloto do projecto de mapeamento colaborativo MapMoz e foi assistente universitária na FAPF. No Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Habitat (CEDH) da Faculdade de Arquitectura e Planeamento da Universidade Eduardo Mondlane, foi investigadora e docente assistente.
Sua pesquisa mais recente se concentra no planeamento e desenvolvimento urbano equitativo e inclusivo, e acesso à infraestrutura e serviços urbanos coletivos em cidades da África Subsaariana. Seus interesses de pesquisa envolvem planeamento espacial, infraestruturas e desenvolvimento urbano sustentável em cidades do Sul Global.
Desenvolvimento urbano equitativo e inclusivo no Sul Global; Urbanismo sustentável; Ordenamento do território; Infraestrutura e serviços urbanos coletivos.
ANTÓNIO, Milousa (forthcoming) Complementing or conflicting rationalities How self-production practices in collective space can shape urban planning. Insights from Maputo city. in Planning Cities in Africa, editado por Genet Alem, Springer.
ANTÓNIO, Milousa (2019) Sustentabilidade em bairros autoproduzidos de baixa renda. Abordagem focada no espaço coletivo. Dissertação apresentada para obtenção de grau de mestre em Urbanismo sustentável e ordenamento do território pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de ciência e tecnologia. Lisboa.